A Câmara Municipal de Teresina, em sua décima sétima legislatura, continua forte e independente, honrando seu propósito de cultivar a democracia no município.

Como instituição representa o Poder Legislativo Municipal. Seus representantes, os vereadores, são responsáveis em manter a harmonia política e social da cidade.

Câmara Municipal de Teresina

Para tanto, cumprem as funções inerentes a esse Poder: legislando, fiscalizando , julgando e,externamente, fiscalizam a gestão do Executivo no que se refere à legalidade, impessoalidade, moralidade. Sempre atentos às atitudes éticas nos âmbitos políticos e administrativos; buscando honrar o pacto social que lhes confere representatividade.

Historicamente, a Câmara Municipal de Teresina mantém estreita relação com o surgimento da freguesia do Piauí e com os condicionantes que engendraram a mudança da capital para as terras da Chapada do Corisco.

A criação da Câmara de Vereadores de Teresina data de 21/11/ 1833, quando a nossa capital ainda denominava-se Vila do Poti. Criada através de Decreto Imperial. Câmara composta por cinco vereadores.

De 1833 a 1891 o Legislativo Municipal alternava-se ora em Câmara Municipal ora em Conselho de Intendência. Ambos os colegiados tinham as mesmas prerrogativas, o que os diferenciava era a forma ditatorial com que geriam os assuntos da cidade, sobretudo quando estavam no poder os Conselhos de Intendência.

Durante toda a República Velha prevaleceram os Conselhos de Intendência em detrimento da instituição Câmara Municipal.

Com a eleição de l935, realizada a 27 de setembro, a Câmara novamente entra em evidência composta por nove vereadores. Entre l936 a l948 houve uma intervenção e a Câmara Municipal perdeu sua representatividade. Em l937, por força do Golpe de Estado, ocorreu a dissolvição das Câmaras Municipais.

Após mais de uma década, no dia 29 de fevereiro de l948 um Conselho foi eleito e empossado.

Em 31/01/l951 deu-se inicio a primeira dessa atual sequência de legislaturas. Desde então, a Câmara Municipal de Teresina participa ativamente das decisões pertinente à nossa cidade, sobretudo nos momentos cruciais da nossa história.

Em todo esse tempo, o Legislativo Municipal de Teresina teve problemas com a instalação de sua Sede. Funcionou precariamente em muitos locais, dentre eles: Praça Marechal Deodoro, esquina com Firmino Pires; no prédio da Receita Federal; num prédio de dois andares, na Rua Firmino Pires, próximo às antigas sedes; no andar de cima do Café Carvalho; na Álvaro Mendes, confluência com a Rua Simplício Mendes; no Centro Operário nossa Senhora do Amparo.

Seu penúltimo local de funcionamento foi no prédio do Banco do Brasil (Rua Climatizada). Com o aumento de vereadores e funcionários o local tornou-se impróprio, com gabinetes e áreas administrativas de espaços físicos reduzidos.

Com essa constatação, os gestores do legislativo Municipal somaram esforços para a construção de uma nova sede.





Hoje, localizada na Av. Marechal Castelo Branco, a Sede da Câmara Municipal é ampla e confortável. Construída em arquitetura moderna, o projeto previu o aumento do número de vereadores que na próxima gestão será ampliado para 29.

Na atual gestão foram construídos o Salão nobre e o Acervo histórico e cultural do Poder Legislativo Municipal.

Pode-se afirmar que a Câmara Municipal de Teresina, no momento atual, está em consonância com os novos tempos. Visando, cada vez mais, a aproximação com a população. Usando como mecanismos suas funções sociais e educativas.

Em 2012, a Câmara promoveu o primeiro concurso público de sua história, sempre objetivando o atendimento digno à população teresinense.

 

Câmara Municipal de Teresina Concurso

A Câmara Municipal de Teresina tem previsto no orçamento para 2018 a possibilidade de realização para o Concurso Câmara de Teresina que prevê 39 vagas em cargos de ensino médio e superior.

O certame dependerá da conveniência, do interesse público e das disposições orçamentárias e financeiras próprias, com observância à legislação vigente, explica o texto orçamentário.

Câmara Municipal de Teresina Transparência

No Portal da Transparência você tem acesso:

Remuneração
Acesse aqui informações sobre a remuneração de Vereadores, Servidores e Comissionados.

Orçamento e Finanças
Acesse aqui informações sobre os gastos e prestação de contas realizados pela Câmara.

Licitações e Contratos
Acesse o site do Tribunal de Contas do Estado para mais informações sobre Licitações e Contratos.

Estrutura Administrativa
Acesse aqui o organograma, relação de cargos e outras informações da estrutura da Câmara.

Plano Plurianual
Acesse aqui informações sobre o Plano Plurianual.

Lei Orçamentária Anual
Acesse aqui informações sobre a Lei Orçamentária Anual.

Lei de Diretrizes Orçamentárias
Acesse aqui informações sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Relatório de Gestão Fiscal
Acesse aqui informações sobre o Relatório Quadrimestral de Gestão Fiscal.

Comprovantes Fiscais
Acesse aqui informações sobre os comprovantes fiscais das Verbas Indenizatórias.

Relatórios Gerais
Acesse aqui informações sobre os relatórios de Gestão.

Certidões
Acesse aqui informações sobre as Certidões da Câmara Municipal de Teresina.

Horário de funcionamento Câmara Municipal de Teresina

  • Segunda a sexta das 07h30 ás 13h30

Onde Fica, Endereço e Telefone Câmara Municipal de Teresina

  • Av. Mal. Castelo Branco, 625 – Cabral – Teresina – PI
  • Telefone: (86) 3221-4925

Outras informações e site

Mapa de Localização